Em 16 de maio de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de forma unânime, cassou o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), ex-procurador da República conhecido pelo seu trabalho na Operação Lava Jato. A votação foi de 1 minuto e 6 segundos.
O Ministério Público Eleitoral do Paraná (MPE) havia se manifestado por manter o mandato de Deltan, pois segundo a procuradora Mônica Dorótea Bora, o deputado federal eleito não possuía nenhum processo interno aberto no momento da exoneração e, portanto, não poderia ter seu mandato cassado.
Em outubro de 2023, o Tribunal Regional do Paraná havia deferido a candidatura de Dallagnol por unanimidade, reconhecendo que ele não possuía qualquer processo pendente.
O Tribunal entende que o deputado deixou o seu cargo de procurador para evitar punições em processos administrativos.
[Art. 1, inciso I, alínea “q”, Lei de Inelegibilidade - os magistrados e os membros do Ministério Público que forem aposentados compulsoriamente por decisão sancionatória, que tenham perdido o cargo por sentença ou que tenham pedido exoneração ou aposentadoria voluntária na pendência de processo administrativo disciplinar, pelo prazo de 8 (oito) anos;]
E mesmo que Deltan tivesse qualquer processo administrativo em aberto, o mesmo estaria impedido de pedir demissão do cargo de procurador.
[Art. 172 da Lei nº 8.112/90 - O servidor que responder a processo disciplinar só poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada.]
Em seu Twitter, Dallagnol havia publicado uma declaração do Conselho Nacional do Ministério Público em que mostra somente dois processos administrativos arquivados, sem qualquer processo em pendencia.
Post de Deltran no Twitter: https://twitter.com/deltanmd/status/1658518403991126016
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a perda de mandato do deputado Deltan Dallagnol, será analisada pela Corregedoria da Câmara dos Deputados.
[Atualização 06/06/2023: Mesa Diretora da Câmara dos Deputados confirma cassação do mandato de Deltan Dallagnol] (https://ditaduradomoraisestf.locals.com/post/4112941/mesa-diretora-da-c-mara-dos-deputados-confirma-cassa-o-do-mandato-de-deltan-dallagnol)
[Atualização: 09/06/2023: Indo contra a lei, Toffoli determina que Deltan Dallagnol não será substituído pelo seu suplente do PL, e que outro candidato do 'Podemos' irá substitui-lo.] (https://ditaduradomoraisestf.locals.com/post/4128192/indo-contra-a-lei-toffoli-determina-que-deltan-dallagnol-n-o-ser-substitu-do-pelo-seu-suplente)
[Atualização: 10/06/2023: STF decide que Luiz Carlos Hauly, do Podemos, irá substituir Deltan Dallagnol na Câmara.] (https://ditaduradomoraisestf.locals.com/post/4132398/stf-decide-que-luiz-carlos-hauly-do-podemos-ir-substituir-deltan-dallagnol-na-c-mara)
Fontes:
1 - https://twitter.com/movadvdireitabr/status/1658902955620290560