No dia 07 de abril de 2024, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, inclui o dono do X (Twitter), Elon Musk, no Inquérito das Milícias Digitais por suposto crime de obstrução à Justiça, e “inclusive em organização criminosa e em incitação ao crime”.
O ministro também aplicou uma pena de R$100.000 em caso de reativação de contas bloqueadas na rede social por ordem da Suprema Corte.
“Por que exige tanta censura no Brasil?”, havia dito Elon Musk, no dia 06 de abril de 2024, em um post no perfil de Moraes no X após a divulgação do “Twitter Files Brazil”, feito pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger.
No dia seguinte, Musk chama o ministro de “tirano”, “totalitário” e que deveria “renunciar ou sofrer um impeachment”. O empresário também afirmou que irá suspender todos os bloqueios de perfis da rede social ordenados por Moraes.
“Estamos levantando todas as restrições. Este juiz [Alexandre de Moraes] aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso ao X no Brasil. Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos que fechar nosso escritório lá. Mas os princípios são mais importantes do que o lucro”, declarou Musk.
Fontes:
3 - https://www.poder360.com.br/justica/por-que-exige-tanta-censura-no-brasil-pergunta-musk-a-moraes/
4 - https://www.conexaopolitica.com.br/judiciario/elon-musk-enfrenta-moraes-stf-contas-x-bloqueio/