No dia 06.06.2023, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados confirmou, a cassação do deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR), realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão foi tomada em uma reunião fechada da Mesa e ainda não foi anunciada em plenário.
Por meio de nota, a Mesa informou que "não cabe à Câmara, ou a qualquer de seus órgãos, discutir o mérito da decisão da Justiça Eleitoral. Não se trata de hipótese de em que a Câmara esteja cassando mandato parlamentar, mas exclusivamente declarando a perda do mandato, conforme já decidido pela Justiça Eleitoral".
Lembrando que segundo a Constituição Federal, é de dever do Congresso Nacional preservar pela sua competência legislativa.
[Art. 49, CF - É da competência exclusiva do Congresso Nacional: XI - zelar pela preservação de sua competência legislativa em face da atribuição normativa dos outros Poderes;]
Saiba tudo sobre a cassação ilegal de Deltan Dallagnol: https://ditaduradomoraisestf.locals.com/post/4023457/tudo-sobre-a-cassa-o-ilegal-de-deltan-dallagnol
Fontes: